ATORES ORIENTAIS FAZEM FILMES PRÓ DIVERSIDADE.
Há mais de um século os orientais asiáticos fazem parte do cotidiano brasileiro. Convivemos diariamente com a culinária, música, filosofia, entretenimento, arquitetura, entre outras influências que os asiáticos nos trazem e que fazem parte de nossa rotina. O brasileiro de ascendência asiática/oriental também marca presença em praticamente todas as áreas de atuação, exceto nas artes cênicas, onde ainda há poucas alternativas de trabalho e os papéis são escassos em produções brasileiras de televisão e cinema.
Devido à pouca oportunidade em produções de audiovisuais, vários atores orientais brasileiros de diferentes regiões do país se uniram para mudar este cenário e criar o COLETIVO ORIENTE-SE. Esta iniciativa começou em 2016 com um encontro para debater quais ações seriam pertinentes para a mudança desse panorama. Desde então, o grupo se encontra semanalmente em São Paulo. Esta união gerou identificação e força, resultando no lançamento oficial do COLETIVO ORIENTE-SE em 1º de setembro de 2016 com a publicação do MANIFESTO DO COLETIVO ORIENTE-SE NO BRASIL PELA IGUALDADE ÉTNICA e o início de uma série de filmes com elenco oriental em papeis não caricaturados, interagindo com todas as etnias e, principalmente, inseridos no cotidiano como qualquer outro cidadão brasileiro.
O grupo produz filmes de comédia, drama, suspense, ficcional ou documental, sempre com a presença do oriental, e os publica em seu canal do YouTube (youtube.com/ColetivoOrienteSe). O grupo acredita que a diversidade, tanto étnica, quanto social ou de gênero, só enriquecerá a convivência pacífica entre as pessoas e a própria cultura brasileira.
SOBRE O COLETIVO ORIENTE-SE
Quem somos:
O “ORIENTE-SE” é um coletivo de atores profissionais brasileiros com ascendência oriental.
Objetivo:
Difundir que existe a necessidade de mudanças de paradigmas nas produções cênicas, midiáticas e audiovisuais no que tange à diversidade, assim como é na vida real. Somos múltiplos como qualquer outro brasileiro. Há pouca representatividade de nossa etnia nas produções culturais cênicas, considerando-se que a comunidade oriental no Brasil contribui em grande escala para o desenvolvimento do país, sendo parte integrante desse processo. Também em muitos casos, não reconhecemos a forma como somos retratados, quando é realizada de forma estereotipada e negativa, reforçando, e popularizando imagens equivocadas e irreais de nossa etnia, uma imagem que não faz sentido e não nos representa. A diversidade é um conceito fundamental para o crescimento humano.
PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS EM EVENTOS
5º Mimi Party
Cine Debate: "Diversidade na Internet - um paralelo da Cultura Kawaii com a representatividade nos filmes do Coletivo Oriente-se"
Data: 08/Setembro/2018
Local: Associação Hokkaido de Cultura e Assistencia / São Paulo - SP
SESC SP - Centro de Formação e Pesquisa
Palestra: "Cadê os orientais na TV e no cinema? Yellowface e a representatividade do oriental no audiovisual brasileiro"
Data: 29/agosto/2018
Local: Centro de Formação e Pesquisa do SESC - São Paulo - SP
21º Festival do Japão
Mostra de Curtas Metragens
Data: 20 , 21 e 22/Julho/2018
Local: São Paulo Expo
11º Festival Nikkey Matsuri
Bate papo e 1ª Mostra de Curtas Metragens
Data: 07 e 08/Abril/2018
Local: Memorial da América Latina - São Paulo - sP
Fotos de bastidores de gravação
Equipe, elenco durante gravação do filme “Banzai”
Equipe e elenco durante gravações do filme “Post-It”
Equipe e elenco durante gravações do filme “Alguém Especial”
Durante gravações do filme “Tem que durar pra sempre”
Equipe e elenco durante gravações do filme “Uma nointe inesquecível”
Durante gravações do filme “Nem Morto”
Durante gravações do filme “Seja Criança”
Equipe e elenco durante gravações do filme para nossa campanha da crowdfunding
Durante gravações do filme "Marilyn"
Durante gravações do filme de apresentação do Coletivo Oriente-se